Menu

Retrospectiva Carlos Hugo Christensen na CAIXA Cultural RJ

Retrospectiva Carlos Hugo Christensen na CAIXA Cultural RJ -

A Retrospectiva Carlos Hugo Christensen, que acontece na Caixa Cultural do Rio de Janeiro entre 26 de maio e 7 de junho de 2015, pretende de maneira inédita no país, mostrar ao grande público a inegável contribuição deste cineasta para a indústria e para a história do cinema. A retrospectiva conta com 13 longas do diretor, lançados entre 1954 e 1979, com a curadoria de Eugenio Puppo.
 
Christensen sempre manteve o aspecto autoral e transgressor de seus filmes e o pleno domínio técnico, de linguagem e de narrativa. Mãos Sangrentas (1954), por exemplo, é um dos filmes mais truculentos de sua época, chamando atenção para a violência realista de sua encenação, que só ganharia notoriedade décadas depois. É uma entre várias obras para serem redescobertas e, sobretudo, saírem do status de culto e ganharem as salas de cinema propriamente ditas, afinal de contas, o último filme do diretor estreou há mais de 30 anos.
A importância de seu trabalho, especialmente no que diz respeito à sua abertura a novas formas temáticas, classifica-o como verdadeiro pioneiro em seu campo artístico, tendo contribuído de maneira direta para a visibilidade internacional do atual Cinema Latino Americano.
 
A retrospectiva contará também com duas mesas de debate:
 
- Mario Gallina e Carlos Christensen
A vida e a obra de Carlos Hugo Christensen comentada por Mario Gallina, autor da biografia do cineasta, e seu filho Carlos Hugo Christensen.
 
- Francisco Marques, Martín Maisonave e Andrea Ormond
A obra de Carlos Hugo Christensen analisada por Francisco Marques, produtor de onze de seus filmes brasileiros; pelo cineasta Martín Maisonave, que realiza um documentário sobre o cineasta, e pela crítica de cinema Andrea Ormond.
 
Em breve divulgaremos mais informações com a programação completa.





website: pratza